MPT e OIT lançam sistema digital para fortalecer combate ao trabalho escravo

O Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) lançam nesta terça (30), às 14h, no Veleiros Mar Hotel, em São Luís (MA), o Sistema de Gestão de Ações Integradas de Assistência às Vítimas e Vulneráveis ao Trabalho Escravo. A plataforma digital, inédita no país, pretende contribuir para a elaboração de políticas públicas de combate ao trabalho escravo.

 

Essa ferramenta permitirá a geração de dados e informações que auxiliarão no planejamento de iniciativas de assistência às vítimas. O Sistema Integrado também ajudará no monitoramento e localização de vulneráveis, além de fomentar o encaminhamento às políticas públicas locais, aos programas de qualificação profissional e de reinserção sociolaboral.

 

Pela OIT no Brasil, o lançamento contará com a presença do coordenador do Programa de Combate ao Trabalho Forçado, Antônio Mello, e do oficial de Monitoramento, Avaliação e Gestão do Conhecimento, Luís Fujiwara.

 

 

O MPT será representado pelos procuradores do Trabalho Thiago Gurjão (assessor Internacional), Luis Fabiano Assis (Comissão de Gestão do MPT Digital) e Virgínia de Azevedo Neves (Coordenadoria de Combate ao Trabalho Escravo no MPT-MA).

 

 

A juíza do Trabalho Liliana Maria Ferreira Soares Bouéres e o secretário de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, também participarão do evento.

 

 

 

Imprimir