MPT lança campanha contra acidentes de trabalho no Abril Verde

A maioria dos trabalhadores brasileiros sai de casa cedo e só retorna no final da tarde para seus lares. Geralmente, de segunda a sexta, essa rotina se repete ou, pelos menos, deveria. No entanto, de acordo com dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, Smartlab de Trabalho Decente (MPT-OIT), houve mais de 800 mil acidentes de trabalho em todo país, que resultaram em cerca de 3 mil mortes, de janeiro de 2018 a março de 2019. Para estas vítimas, não teve volta para casa.

O Observatório Digital mostra que acontece um acidente de trabalho no Brasil a cada 48 segundos, e que de 3 em 3 horas um trabalhador morre vítima de um acidente laboral. Um dos casos mais emblemáticos ocorreu em Brumadinho (MG), com o rompimento da barragem de rejeitos de minérios, que resultou na morte de 217 pessoas; outras 87 ainda permanecem desaparecidas. Entre as vítimas, a maioria atuava na mineradora Vale, caracterizando esta tragédia como o maior acidente de trabalho da história do país.

Para chamar a atenção da sociedade e evitar que casos como esse se repitam, o Ministério Público do Trabalho (MPT) e órgãos parceiros lançaram mais uma edição da campanha Abril Verde. Em 2019, o slogan alerta que é preciso “gerir riscos, prevenir acidentes, promover saúde no trabalho”.

Atuação do MPT

Nos últimos dois anos, 5230 denúncias de acidentes de trabalho chegaram ao conhecimento do MPT. Em 2017, o tema motivou o ajuizamento de 253 ações e a assinatura de 654 termos de ajustamento de conduta (TAC). Em 2018, foram 234 ações e 765 TACs.

Abril Verde 

O mês de abril foi escolhido para a realização do movimento por conter duas datas importantes para o tema: 7 de abril: Dia Mundial da Saúde e 28: Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho.

Campanha Abril Verde
Campanha Abril Verde

, de janeiro de 2018 a março de 2019. 

Imprimir