Trabalhadores da construção civil e da saúde são capacitados

No último sábado (13), houve o encerramento dos cursos sobre as normas regulamentadoras de condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção (NR 18) e segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde (NR 32). A qualificação ocorreu graças a um acordo celebrado entre o Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) e a Universidade Ceuma, por meio de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC).

A procuradora-chefe do MPT-MA, Anya Gadelha Diógenes, esteve presente na entrega dos certificados aos alunos dos cursos. “Estamos muito felizes com essa experiência, pois a formação do trabalhador é importante. Do mesmo modo, cabe ao empregador oferecer condições de trabalho seguro e fiscalizar o cumprimento das normas”, avaliou ela.


A capacitação contou com a participação de representantes dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerests), sindicatos e trabalhadores das áreas da construção e da saúde. “Já perdemos muitos colegas de trabalho por conta do descumprimento das normas de segurança. Esse curso foi ótimo, pois nos permitirá multiplicar as informações obtidas nos canteiros de obras”, ressalta Irineu Mendes, diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil.

Diretores do Sindicato de Enfermagem também avaliaram como positiva a experiência. “O curso aliou teoria e prática. Iremos levar esse conhecimento até nossas bases”.

As Normas Regulamentadoras (NR) fornecem orientações sobre procedimentos obrigatórios relacionados à segurança e medicina do trabalho. O objetivo delas é promover a saúde e a segurança do trabalho nas diferentes áreas laborais. Elas foram elaboradas pelo Ministério do Trabalho e Emprego e são de observância obrigatória por todas as empresas brasileiras.

Imprimir