A Procuradora do Trabalho Anya Gadelha palestrou sobre o “Abril Verde, conhecer para prevenir”

A procuradora do Trabalho Anya Gadelha, participou como palestrante, na manhã desta sexta-feira (26), no evento em alusão ao “Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”, realizado no auditório da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-16), em São Luís.

A integrante da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho e da Saúde do Trabalhador(a) (CODEMAT), falou sobre o começo do movimento “Abril Verde” há 10 anos, que consiste na conscientização sobre a importância de doenças e acidentes relacionados ao trabalho, e que viabiliza duas datas importantes: o dia 7 de abril, que celebra o “Dia Mundial da Saúde”; e o dia 28 de abril, comemorado o “Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”.

“É preciso entender que a definição de meio ambiente de trabalho deve ser centrado na pessoa do trabalhador, no ato de trabalhar, é uma concepção dinâmica e não geográfica, desta forma o direito humano a saúde e meio ambiente de trabalho estão intimamente relacionados”, pontuou a procuradora Anya, em sua exposição.

A procuradora do Trabalho explanou sobre os conceitos e definições de Trabalho Decente, levando em conta os dados mais recentes dos acidentes de trabalho levantados pela plataforma digital SmartLab. “A plataforma nos ajuda a entender a ponta do iceberg dos acidentes de trabalho, pois há muitas subnotificações de acidentes e doenças relacionadas ao meio ambiente de trabalho”, explicou ela.

Na oportunidade, a procuradora fez menção ao tema da campanha Abril Verde deste ano, que é “Adoecimento também é acidente de trabalho – conhecer para Prevenir”, que também será o mote da audiência coletiva a ser realizada na próxima terça-feira (30), no auditório da Procuradoria Regional do Trabalho da 16ª Região em São Luís (MA).

Em antecedência o Juiz do Trabalho Saulo Fontes palestrou sobre os “Aspectos Jurídicos da Assistência e Reparação às Vítimas de Acidente de Trabalho”. Mencionando a responsabilidade civil pela reparação de danos, incluindo dano patrimonial e extrapatrimonial, ele também analisou casos de vítimas de assédio e transtornos mentais decorrentes do ambiente de trabalho.

O evento aconteceu de forma maneira híbrida e a transmissão foi gravada. Para assistir as palestra basta clicar AQUI!

 

Imprimir