CONAETE promove capacitação da Rede de Atendimento dos trabalhadores vítimas de escravidão contemporânea no interior do Maranhão
(09/03/2026) – O procurador-chefe do MPT-MA e coordenador regional da Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (CONAETE), Rafael Mondego Figueiredo, promoveu uma capacitação para a Rede de Atendimento dos trabalhadores vítimas de escravidão contemporânea no município de Fernando Falcão, interior do Maranhão. O evento ocorreu na última quinta-feira (5) e reuniu 34 agentes públicos locais.
O município de Fernando Falcão foi o ponto de partida, em 2026, de uma série de capacitações, articuladas e promovidas pela CONAETE, no interior do Maranhão. O treinamento abordou as temáticas “Trabalho Escravo” e “Tráfico de Pessoas”, além de divulgar a campanha “Liberdade no Ar”, criada pelo MPT para conscientizar a população a respeito dessas práticas criminosas.

A iniciativa faz parte do plano bianual de projetos a serem implementados pelo Ministério Público do Trabalho no Maranhão em 2026 e 2027, acontecendo mediante a convocação dos municípios para debaterem a escravidão contemporânea e o tráfico humano e o incentivo à internalização de políticas de enfrentamento a esses problemas no âmbito municipal, pela veiculação de campanhas alusivas aos temas em espaços como páginas da internet, redes sociais e informativos institucionais.
