MPT-MA capacita gestores dos municípios de Açailândia e Bom Jesus das Selvas no combate ao trabalho escravo e tráfico de pessoas.
O Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) capacitou, nos dias 7 e 8 de abril, agentes públicos dos municípios de Açailândia e Bom Jesus das Selvas para fortalecer a rede de atendimento a vítimas de escravidão contemporânea e tráfico de pessoas. Conduzida pelo procurador-chefe do MPT-MA e coordenador regional da Conaete, Rafael Mondego Figueiredo, a iniciativa faz parte do plano estratégico bianual (2026-2027) do órgão e visa aprimorar a identificação de violações de direitos humanos e o suporte imediato a trabalhadores resgatados.
As atividades contaram com a participação de 46 pessoas em Açailândia, na última terça-feira (7), e outras 23 em Bom Jesus das Selvas, na quarta-feira (8). O foco das capacitações foi preparar os profissionais que atuam na ponta da assistência para reconhecer situações de aliciamento, frequentemente disfarçadas de falsas promessas de emprego em outros estados, e garantir que as prefeituras internalizem políticas públicas de enfrentamento e prevenção a esses crimes.
A iniciativa busca engajar diretamente instituições de assistência social e servidores cujas funções permitam o acolhimento de vítimas, além de orientar o cidadão na formulação de denúncias fundamentadas ao Ministério Público.
O MPT-MA orienta, ainda, que as gestões municipais adotem políticas próprias de combate ao problema. O planejamento estratégico estabelece a utilização de canais oficiais, como portais e redes sociais, para a disseminação de campanhas educativas e preventivas.
Com a formação desses multiplicadores, a expectativa é criar uma barreira preventiva contra o aliciamento e garantir que, em casos de resgate, o trabalhador encontre uma rede de proteção capaz de oferecer a assistência necessária no âmbito municipal, evitando que ele retorne a essa condição.

