MPT-MA entrega premiação aos trabalhos vencedores da etapa estadual do Prêmio MPT na Escola 2023
Na manhã desta quarta-feira (08), o Ministério Público do Trabalho (MPT-MA) fez a entrega dos prêmios para os estudantes maranhenses vencedores do projeto MPT na Escola: de mãos dadas contra o trabalho infantil.
A solenidade aconteceu no auditório do MPT-PI, em Teresina, e contou com a presença da Procuradora do Trabalho do MPT -MA Pollyanna Sousa Costa Torres, da assessora jurídica da PTM de Bacabal Ana Luísa da Silva Correa, da Procuradora-Chefe do MPT-PI Natália Azevedo, além da comunidade escolar e dos alunos premiados.
O MPT na Escola é desenvolvido em todo o Brasil e tem como objetivo a conscientização e sensibilização na comunidade escolar e da sociedade em geral sobre os direitos da criança e do adolescente com foco na erradicação do trabalho infantil e na proteção ao trabalhador adolescente.
Segundo a vice coordenadora da Coordinfância no Maranhão (Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes), a procuradora Pollyanna Sousa Costa Torres, “o MPT sempre teve como meta prioritária o combate ao trabalho infantil e a proteção aos direitos das crianças e adolescente. A maior importância do Projeto MPT na Escola é que ao se levar essa temática para as escolas públicas nós conseguimos criar uma rede de prevenção ao trabalho infantil, além de fazer com que as crianças se tornem parceiros nesta luta”, lembrou Pollyanna.
A Procuradora-Chefe do MPT-PI, Natália Azevedo, que prestigiou o evento, disse que “é um projeto muito feliz do MPT e que tem uma abrangência nacional. No Piauí tivemos muitos bons trabalhos e foi bom ver que no Maranhão também tivemos uma boa participação das crianças. Discutir o trabalho infantil com a comunidade escolar, ajuda no combate e na conscientização das crianças, dos professores e de toda a comunidade escolar sobre o qual grave é essa violação dos direitos das crianças. Que essa premiação venha a contribuir com o aprendizado dos alunos e que, no próximo ano, novos projetos possam ser inscritos em todo o Brasil”, ressaltou ela.
O Prêmio MPT na Escola
Como forma de incentivar a participação de municípios, escolas, gestores, professores e alunos no projeto o Prêmio MPT na Escola. As escolas participantes podem inscrever trabalhos produzidos por alunos em quatro categoria divididos em dois grupos, conforme o grau de escolaridade, do 4º ao 7º ano do ensino fundamental, os estudantes abordaram os temas: “combate ao trabalho infantil”, em quatro categorias: Conto, Desenho, Música e Poesia.
A estudante de Caxias (MA), Amanda Sophya (11 anos) emocionada contou que “quis trazer uma música alegre. Gostei bastante de escrever sobre trabalho infantil, porque a gente aprende muito. A mensagem que eu quis passar é de que as crianças deveriam estar na escola, estudando para ter um futuro melhor”, disse a aluna, que ficou em primeiro lugar na categoria música (no grupo 1 – estudantes do 4º e 5º ano do ensino fundamental).
Veja os vencedores no Maranhão:
Grupo 01: Estudantes do 4° e 5° ano do ensino fundamental
Desenho: Tutóia – “Criança tem direito à infância”
Aluna: Rosielle Costa da Silva 5° ano
Professor orientador: Marcos Antônio Santos Silva
Música: Caxias – “Diga não ao trabalho infantil”
Aluna: Amanda Sophya Rodrigues de Oliveira 5° ano
Professora orientadora: Maria do Perpétuo Socorro Mesquita Vieira
Poesia: Timon- “Respeite meu tempo”
Aluna: Melyssa Fonseca Cabral 5° ano
Professora orientadora: Cristiane Araújo Rios
Conto: Tutóia – “ Resgate da Infância”
Alunos: Pedriane Cabral Carvalho e Emanuel de Jesus Gomes da Rocha 5° ano
Professor orientador: Marcos Antônio Santos Silva
Grupo 02: Estudantes do 6° e 7° ano do ensino fundamental
Desenho: Timon – “Um tempo perdido”
Aluno: Eykon Gabriel de Jesus Lima 7° ano
Professor orientador: Izatiel Lopes Barros
Música: Caxias- “O aprendiz sonhador”
Alunas: Brendally dos Santos Brito Feitosa, Kaelen da Silva da Conceição, Maria Cecília Costa Souza- 7° ano.
Professora orientadora: Francisca da Silva Duarte
Poesia: Tutóia- “Sonho e Futuro”
Professora orientadora: Maria Aparecida da Silva Araújo
Conto: Tutóia- “ Um jovem aprendiz”
Aluno: Rhiel Gonçalves Lima 6° ano
Professora orientadora: Maria Aparecida da Silva Araújo