PTM de Imperatriz realiza semana de palestras em escolas públicas sobre o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil
A PTM de Imperatriz promoveu, na última semana, palestras em escolas públicas em alusão ao Dia Mundial contra o Trabalho Infantil. Em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDES), Conselho Tutelar de Imperatriz, Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), Gerência Regional do Trabalho, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Vara da Infância e Juventude da Comarca de Imperatriz.
A programação faz parte da campanha nacional “O trabalho infantil que ninguém vê”, que tem como finalidade alertar a sociedade sobre as consequências do trabalho irregular para crianças e adolescente.
Na terça-feira (11/06), ocorreu o primeiro encontro com os alunos da escola Escola Dom Pedro I, com o objetivo de debater sore a temática, como também de levar informações sobre o trabalho legal e cursos de qualificação profissional. A palestra teve a presença dos representantes da SEDES, Conselho Tutelar e IEL.
Na quarta-feira (12/06) foram ministradas duas palestras, a primeira na Escola Maria Evangelista, com a participação da procuradora do Trabalho Fernanda Furlaneto, representantes da SEDES e CIEE. E a segunda na escola Paulo Freire, com a presença da Chefe de Assessoria do o 1º ofício na PTM de Imperatriz Ilka Araújo Viana, que na ocasião representou o MPT, além de conselheiros tutelares de Imperatriz e representante do SENAC.
Na sexta-feira (14/06) tivemos o terceiro encontro com alunos do ensino médio do Instituto Federal do Maranhão, com palestra ministrada pelo Gerente da Gerência Regional do Trabalho em Imperatriz, Robert Guimaraes, e também representantes da Sedes, Conselho Tutelar e SENAI.
Na segunda-feira (17/06) aconteceu a última palestra na escola Dorgival Pinheiro de Sousa, com representantes da Sedes, e IEL. Durante todas as palestras aconteceram dinâmicas para melhor explanação da temática de luta contra o trabalho infantil, mais oportunidades de qualificação e jovem aprendizagem.
Durante todo o mês de junho acontecerão no Estado ações de mobilização buscando promover reflexões sobre o direito de todas as crianças à infância segura, à educação e à saúde, livres da exploração infantil e de outras violações.