• Informe-se
  • Notícias do MPT MA
  • Gestores municipais de saúde da região metropolitana de São Luís participaram de reunião sobre subnotificação de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho

Gestores municipais de saúde da região metropolitana de São Luís participaram de reunião sobre subnotificação de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho

Mais uma promoção da CODEMAT – Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho, pela defesa do meio ambiente do trabalho.

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (18/09), uma reunião com representantes municipais do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional e das Secretarias Municipais de Saúde para tratar sobre a questão da subnotificação de acidentes de trabalho. A sede da PRT 16ª foi o local do evento que contou com a presença da procuradora do Trabalho Anya Gadelha e da Coordenadora do Cerest Estadual Adely Vieira Araújo.

Segundo a procuradora do Trabalho Anya Gadelha “essa reunião é sobre um projeto do MPT com objetivo de implementar a efetiva subnotificação de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Precisamos atuar conjuntamente com as empresas e poder público, responsável pela vigilância e saúde do trabalhador. E o que o MPT pretende é efetivar essa vigilância, tanto nas unidades de saúde como também nos ambientes internos das empresas” enfatizou a procuradora.

Durante sua fala a Coordenadora do Cerest estadual Adely Vieira Araújo explicitou que a política nacional de vigilância em saúde permeia todos os Ministérios Públicos. “A política do Ministério da Saúde já tem 12 anos de existência e atualmente se denomina como Coordenação Geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, pois o foco se dá na promoção da vigilância e da prevenção de acidentes de trabalho”, pontuou ela.

Estiveram na reunião autoridades do Cerest Regional de São Luís, da SEMUS de São Luís, da SEMUS do município de Paço do Lumiar, da SEMUS do município de Raposa, da SEMUS do município de São José de Ribamar e o representante do Departamento de Vigilância e Saúde do município de Alcântara.

 

 

 

Imprimir