• Informe-se
  • Notícias do MPT MA
  • Vice-procuradora-chefe do MPT-MA participa do Fórum de Políticas Públicas para a população LGBTQIA+ Idosa, em São Luís.

Vice-procuradora-chefe do MPT-MA participa do Fórum de Políticas Públicas para a população LGBTQIA+ Idosa, em São Luís.

A vice-procuradora-chefe do MPT-MA e Coordenadora Regional da COORDIGUALDADE, Renata Océa, participou na última terça-feira (19) do Fórum de Políticas Públicas para a população LGBTQIA+ Idosa. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), em parceria com a Universidade Ceuma, e aconteceu no auditório Expedito Bacelar (UniCeuma).

Além do MPT-MA, o evento contou com a presença da secretária de estado Lília Raquel, da Sedihpop, e de representantes de organizações sociais que atuam na luta pelos direitos das pessoas idosas e comunidade LGBTQIA+

O objetivo do evento foi promover diálogos que possam contribuir para a construção de políticas efetivas para essa parcela da população. Na ocasião foi ministrado palestras, com Keila Simpson, Vice presidenta ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos), e com o psicólogo clínico Thalisson Silva, que apresentou a pesquisa “A volta para o armário” Percepção da Vivência das Sexualidades de Pessoas Idosas LGBTQIA+.

Desafios

Dados coletados através da pesquisa “Transformando o invisível em visível: disparidades no acesso à saúde em idosos LGBT+ publicada em 2023, apontam que a população LGBTQIA+ com mais de 50 anos possui o pior acesso à saúde. Além disso, fatores como o preconceito estrutural contra as pessoas idosas faz com que muitas não assumam sua identidade de gênero ou orientação sexual. Nesse sentido, a promoção do diálogo entre autoridades e líderes de movimentos sociais contribui para que as medidas de combate à essas mazelas recorrentes no contexto brasileiro sejam realizadas de forma efetiva.

 

Imprimir