Caso garis: nova audiência de mediação acontecerá na quinta-feira
Foi realizada na manhã desta segunda-feira (20), na sede do Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA), em São Luís, a mediação que tratou do caso dos agentes de limpeza de São José de Ribamar e Paço do Lumiar, em greve há 8 dias. Como não foi possível firmar um acordo, foi agendada uma nova audiência para quinta-feira (23), às 8h.
O encontro foi coordenado pelo procurador do Trabalho Marcos Rosa, e contou com a participação de representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores de Asseio e Conservação (SINTEAC/MA) e de Transportes Rodoviários do Maranhão (STTREMA), da empresa ECO-V - responsável pelos serviços de coleta de lixo e limpeza urbana de São José de Ribamar e Paço do Lumiar - e de representantes do município de São José de Ribamar.
Em ata, foi registrado que a empresa ECO-V ofereceu um reajuste de 7,13% para a categoria. No entanto, o valor foi rejeitado pelos trabalhadores, que cobram aumento salarial de 15%, ticket de R$ 550,00 e melhores condições de trabalho.
O representante da empresa afirmou ainda que o município de São José de Ribamar possui uma dívida de quase R$ 10 milhões com a ECO-V, o que estaria inviabilizando a concessão do reajuste aos trabalhadores.
Como a empresa não apresentou nenhuma contraproposta, um novo encontro foi marcado para a próxima quinta-feira (23), às 8h, na sede do MPT-MA, em São Luís.