Caravana da Liberdade é aberta em Peritoró

 Foi aberta na manhã desta terça-feira (18), em Peritoró, a Caravana da Liberdade, evento que visa combater o trabalho escravo e infantil em cidades com alto índice de fornecimento de mão de obra para outras localidades do país. Nesta quarta e quinta (19 e 20), será a vez de Codó receber a comitiva.

Na solenidade de abertura, o procurador do Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA), Marcos Duanne Barbosa de Almeida, destacou o papel da instituição no combate ao trabalho análogo ao escravo e apresentou os dados da atuação do MPT dentro dessa temática.

“Atualmente, temos 42 ações civis públicas ajuizadas e 74 termos de ajuste de conduta em acompanhamento. Só em 2015, recebemos 29 denúncias de trabalho escravo. É por meio das denúncias que podemos adotar as providências necessárias”, pontuou Duanne.

Durante todo o dia, o MPT-MA recebeu denúncias de irregularidades trabalhistas. “Os casos de Peritoró deverão ser encaminhados à Procuradoria de Bacabal, que é responsável por esta localidade”, explica o procurador.

Durante todo o dia, o MPT-MA recebeu denúncias de irregularidades trabalhistas. “Os casos de Peritoró deverão ser encaminhados à Procuradoria de Bacabal, que é responsável por esta localidade”, explica o procurador.

A Caravana da Liberdade é um evento organizado pela Comissão para a Erradicação do Trabalho Escravo no Maranhão (Coetrae/MA). Além do MPT-MA, o projeto conta com o apoio das secretarias estaduais de Direitos Humanos e Participação Popular, Extraordinária de Juventude, Saúde, Educação, Pesca e Aquicultura, Desenvolvimento Social, Trabalho e Economia Solidária; do Viva Cidadão; do Tribunal Regional do Trabalho; da Universidade Federal do Maranhão - Campus Codó; do Ministério Público Estadual; da Prefeitura de Codó; da Câmara Municipal de Codó; da Prefeitura de Peritoró; da ONG Plan; da ONG Repórter Brasil; do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Codó; do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Peritoró; e do Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascarán (CDVDH/CB).

Na programação da Caravana da Liberdade estão previstos painéis, oficinas, roda de conversa, passeatas de mobilização, depoimentos dos trabalhadores resgatados, exposições fotográficas, serviços de saúde e exibição de vídeos. Também serão oferecidos serviços do Viva Cidadão; do Sistema Nacional de Emprego (SINE), como expedição de carteiras de trabalho e cadastro do trabalhador e jovem aprendiz; e de saúde, com atendimento em formato de mutirão.

Imprimir