Sindicato dos Trabalhadores dos Correios visita MPT-MA e relata problemas
A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Correios, Telégrafos e Similares no Estado do Maranhão (Sintect-MA) esteve na sede do Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) na última quarta-feira (7), em São Luís. Os representantes da categoria foram recebidos pelo procurador-chefe Marcos Rosa e relataram as péssimas condições de trabalho em que os trabalhadores se encontram.
De acordo com os sindicalistas, há problemas graves de falta de segurança nas agências dos Correios, além de inúmeras irregularidades no meio ambiente de trabalho, como instalações físicas inadequadas, ausência de climatização e ergonomia, deficiências nas instalações sanitárias e elétricas, entre outras.
Segundo o Sintect-MA, o quadro de funcionários dos Correios é formado por quase 2 mil trabalhadores em todo o Maranhão. Eles atuam em mais de 200 agências. O procurador-chefe do MPT-MA, Marcos Rosa, ouviu os relatos e sugeriu que a diretoria sindical sistematize esses relatos e apresente denúncia ao MPT e a outros órgãos competentes.
O MPT-MA possui procedimentos ativos, termo de ajuste de conduta (TAC) assinado e, recentemente, obteve a condenação dos Correios, em 1º grau, em dois processos diferentes: por contratação de trabalhadores sem concurso público (caso acompanhado pela Procuradoria do Trabalho de Imperatriz) e por descumprimento de normas de saúde e segurança do trabalho (caso acompanhado pela Procuradoria do Trabalho de Caxias).
Os representantes do Sintect-MA que participaram do encontro foram Domingos Amorim (secretário geral), José de Ribamar Amaral (diretor de assuntos jurídicos), Johnny Herbet (secretário de Finanças) e Sebastião Coimbra (secretário do aposentado).