MPT-MA destina veículo e equipamentos eletrônicos ao Sine
O Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) destinou ao Sistema Nacional de Emprego (Sine), órgão ligado à Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), um carro zero quilômetro, dois scanners e dois computadores, que serão utilizados pelo Programa Mutirão Rua Digna. A entrega simbólica dos equipamentos ocorreu nesta quarta-feira (14), na sede do Sine, em São Luís.
O veículo e os equipamentos eletrônicos são frutos de recursos provenientes de termo de ajuste de conduta (TAC) celebrado entre o MPT-MA e uma empresa maranhense. A destinação à Setres foi feita pela procuradora do Trabalho Anya Gadelha Diógenes.
“As multas e indenizações devem servir para a recomposição dos bens lesados. Logo, nada mais adequado que aparelhar um órgão que atua na oferta de trabalho e propicia ao trabalhador o trabalho digno”, avaliou a procuradora Anya.
O procurador-chefe do MPT-MA, Marcos Rosa, participou da solenidade e ressaltou que espera continuar com essa parceria. “Só nossa união vai conseguir minorar o sofrimento do povo do nosso estado, que é carente e precisa de nossa ajuda”.
Para o secretário estadual da Setres, Julião Amin, o encontro é uma forma de agradecer a ajuda do MPT-MA. “Esse é um ato de reconhecimento e gratidão pelo que o MPT tem feito pelo trabalhador maranhense. Esses equipamentos nos ajudarão a combater injustiças e a valorizar a dignidade da pessoa humana”.
Além dos procuradores e do secretário, participaram da solenidade a secretária adjunta da Setres, Nilce Cardoso, lideranças comunitárias beneficiadas pelo “Mutirão Rua Digna” e servidores do Sine e da Secretaria do Trabalho e da Economia Solidária.
O ‘Mutirão Rua Digna’ é um programa que busca estimular o comércio de bens e serviços, movimentar a economia e abrir oportunidades de trabalho. A ação consiste na parceria entre gestão estadual e municípios, para obter mão obra a ser utilizada na recuperação de ruas dos bairros da grande Ilha de São Luís e dos 30 municípios com o menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Maranhão.