Exposição ocupacional ao benzeno é tema de reunião no MPT-MA
O Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) realizou nesta segunda-feira (24), uma reunião com representantes da Superintendência Regional do Trabalho, Cerest Estadual e Regional de São Luís, Sindicato dos Revendedores de Combustíveis (Sindcombustíveis) e Sindicato dos Frentistas (Sinpospetro).
O objetivo do encontro foi estabelecer uma parceria para implantação de projeto de promoção da saúde e segurança dos trabalhadores em Postos Revendedores de Combustíveis (PRC) no Maranhão.
Segundo a procuradora do Trabalho Anya Gadelha Diógenes, está prevista para o mês de novembro uma audiência pública com os revendedores de combustíveis e demais entidades envolvidas na proteção da saúde e segurança dos trabalhadores. Um dos focos será alertar para os perigos do benzeno, substância cancerígena presente na gasolina. Além da sensibilização ao tema, será ofertado um minicurso aos presentes.
A procuradora também ressaltou que o MPT-MA irá expedir uma recomendação às empresas, para que sejam adotadas as medidas previstas na Norma Regulamentadora 9 (anexo 2), que trata da exposição ocupacional ao benzeno em Postos Revendedores de Combustíveis (PRC).
Em julho do ano passado, a Portaria MT nº 871/2017 fez uma alteração na norma, determinando que os trabalhadores dos postos utilizem equipamento de proteção respiratória de face inteira, com filtro para vapores orgânicos, e equipamentos de proteção para a pele.