Combate ao trabalho escravo ganha nova ferramenta digital

O Sistema de Gestão de Ações Integradas de Assistência às Vítimas e Vulneráveis ao Trabalho Escravo (Integra) foi lançado na tarde desta terça-feira (30), em São Luís. A plataforma digital é resultado de uma parceria entre o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), e se apresenta como a mais nova ferramenta de elaboração, monitoramento e gestão de políticas públicas de combate ao trabalho escravo.

Órgãos públicos das esferas municipal, estadual e federal e entidades da sociedade civil poderão se cadastrar para acessar o sistema via internet. A plataforma faz um cruzamento de dados, cria gráficos, mostra no mapa os locais com maior número de casos de trabalho escravo e aponta as instituições de apoio às vítimas mais próximos.

A ferramenta permitirá a criação de um fluxo de dados, auxiliando no planejamento de ações de curto, médio e longo prazos, com foco na assistência dos resgatados e prevenção de novos casos de aliciamento de vulneráveis. O Sistema Integrado também fomentará o encaminhamento aos programas de qualificação profissional e de reinserção sociolaboral. Cada entidade e órgão cadastrado poderá alimentar o sistema.

O lançamento contou com a presença dos procuradores do Trabalho do MPT Virgínia de Azevedo Neves (MPT-MA), Thiago Gurjão (assessor Internacional) e Luis Fabiano Assis (Comissão de Gestão do MPT Digital). A OIT foi representada pelo coordenador do Programa de Combate ao Trabalho Forçado, Antônio Mello, e pelo oficial de Monitoramento, Avaliação e Gestão do Conhecimento, Luís Fujiwara.

A juíza do Trabalho Liliana Maria Ferreira Soares Bouéres representou o Tribunal Regional do Trabalho. O secretário de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, integrantes da Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo (Coetrae) e representantes da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e da ONG Repórter Brasil também participaram do evento.

EventoLançamento5
EventoLançamento5

Imprimir