MPT-MA destina equipamentos para ala de quimioterapia pediátrica do Aldenora Bello
O Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) realizou, nesta quarta-feira (31), a entrega de equipamentos para a ala de quimioterapia pediátrica do Hospital Aldenora Bello, em São Luís. O espaço ganhou sete cadeiras multimídia, que irão entreter as crianças em tratamento contra o câncer.
Cada cadeira é equipada com TV, DVD com dezenas de filmes infantis, fone de ouvido, jogos eletrônicos, suporte para desenho e leitura e iluminação em LED para cromoterapia.
A entrega dos equipamentos foi feita pela procuradora do Trabalho Anya Gadelha Diógenes, que destinou recursos oriundos de termos de ajustamento de conduta (TAC) para o projeto. O procurador-chefe do MPT-MA, Luciano Aragão, também fez destinação de TAC para a iniciativa.
“É uma missão institucional do MPT-MA trazer esses benefícios para a sociedade. Como procuradora do Trabalho, como membro do Ministério Público e como cidadã, me sinto gratificada em cumprir esse papel social”, destacou Anya Gadelha Diógenes.
Segundo a direção da Fundação Antônio Jorge Dino, são atendidas, em média, 300 crianças por mês na ala de quimioterapia do Aldenora Bello. “O tratamento dura cerca de duas horas por dia. Então acaba sendo cansativo para as crianças. Com a chegada das cadeiras multimídia, vai ser mais tranquila a permanência delas no hospital”, explica Alice Dino, responsável pelas casas de apoio da Fundação.
A iniciativa faz parte do projeto Casa da Criança, uma organização do Recife (PE) que tem melhorado a qualidade no tratamento do câncer infanto-juvenil em diversos hospitais do país. A ala reformada segue a metodologia Q’Alegria, que permite o entretenimento dos pacientes, sem desrespeitar os protocolos médicos.