MPT-MA participa de Caravana da Liberdade em Codó, Timbiras e Caxias
O Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) é uma das instituições que integram a Caravana da Liberdade, evento que visa fortalecer o combate ao trabalho escravo. Este ano, três cidades serão visitadas: Codó, Timbiras e Caxias, respectivamente, nesta segunda (12), terça (13) e quarta (14).
Nos três municípios, a dinâmica será a mesma: abertura às 14h, seguida de palestra, debate e formação de comitê municipal de combate e prevenção ao trabalho escravo. O MPT irá receber denúncias de trabalho escravo nos três dias de caravana.
Em Codó, dia 12, a caravana acontece na Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Codó (travessa Rotari Clube, 1). Em Timbiras, dia 13, o evento ocorrerá no Centro Educacional Paulo Freire (avenida João Leal, 10, Centro). Em Caxias, dia 14, o encontro será no auditório da escola Ruy Frazão Soares (rua Santa Cruz, Refinaria, Zona Urbana).
O objetivo é articular a Rede de Combate e Prevenção ao trabalho escravo no Maranhão, e promover a criação do Comitê Municipal de combate e prevenção ao trabalho escravo com a participação da sociedade civil e poder público local.
Além do Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA), a Caravana da Liberdade conta com o apoio da Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), da Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo (Coetrae-MA), da Organização Internacional do Trabalho (OIT), da Superintendência Regional do Trabalho e da Defensoria Pública do Estado do Maranhão.