MPT-MA e Secretaria do Trabalho e Economia Solidária discutem parcerias durante a pandemia
(04.09.2020) - Na última sexta-feira (28), a procuradora do Trabalho do Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) Andrea Gondim participou de uma reunião virtual com secretário estadual do Trabalho e da Economia Solidária, Jowberth Alves. Em pauta, a realização de parcerias com o objetivo de fomentar o empreendedorismo, emprego e renda por meio do uso de plataformas digitais no contexto da pandemia pelo novo coronavírus.
É o caso da plataforma Fique no Lar, criada pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) para facilitar a divulgação de negócios (formais e informais) que prestam serviços em casa, fazem entregas em domicílio ou oferecem serviços de retiradas de produtos. O Fique no Lar pode ser acessado gratuitamente no site www.fiquenolar.ifce.edu.br e também via aplicativo móvel na Play Store.
A plataforma possui mais de 6,8 mil estabelecimentos cadastrados e mais de 22 mil acessos, além de ter registros de 450 cidades de 21 estados da Federação. O sucesso no fomento dos pequenos negócios, na movimentação da economia local e na geração de emprego e renda, chamou a atenção da procuradora Andrea Gondim que, por sua vez, instaurou um procedimento promocional para que o Fique no Lar possa ser implantado no Maranhão com apoio do poder executivo local.
"O MPT no Maranhão realizou reunião para apresentação da iniciativa Fique no Lar com a finalidade de apresentá-la ao Governo do Estado, tendo em vista que é uma plataforma digital gratuita que fomenta o arranjo local neste momento de pandemia, com a conexão de clientes e estabelecimentos que prestam serviços em casa, fazem entregas em domicílio ou oferecem serviços de retirada", destaca a procuradora.
Neste vídeo, a professora Carina Oliveira do IFCE explica o funcionamento da plataforma.
Durante a reunião, o secretário Jowberth Alves informou sobre um projeto semelhante em atividade no Maranhão: a plataforma ‘ReSolVi’ (Rede Solidária de Comércio Virtual), na qual empreendedores de todo território maranhense podem vender seus produtos e serviços. A iniciativa também foi motivada pela pandemia e busca estimular o desenvolvimento de uma cultura do comércio e do consumo justo, responsável e solidário. O site pode ser acessado neste link: www.trabalho.ma.gov.br/Resolvi.
PA-PROMO Nº 000852.2020.16.000/0