• Informe-se
  • Notícias do MPT MA
  • MPT-MA participa do lançamento da campanha de prevenção e combate ao trabalho infantil em feiras e mercados de São Luís

MPT-MA participa do lançamento da campanha de prevenção e combate ao trabalho infantil em feiras e mercados de São Luís

Na tarde desta quinta-feira (8), o Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) participou do lançamento da campanha 2021 de prevenção e combate ao trabalho infantil em feiras e mercados de São Luís. O evento, organizado pela Superintendência Regional do Trabalho no Maranhão, ocorreu por videoconferência, em razão da pandemia.

O MPT-MA foi representado pelo procurador-chefe, Maurel Mamede Selares, que participou da abertura oficial, juntamente com diversas autoridades, e pela procuradora do Trabalho e membra titular da Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Infantil (Coordinfância/MPT), Virgínia de Azevedo Neves, que palestrou sobre as causas do trabalho infantil.

“Acho muito importante a união de tantos órgãos com um objetivo em comum: a erradicação do trabalho infantil. É um tema caríssimo para o MPT. Entendemos que a ação repressiva é necessária, mas temos que ter políticas públicas de prevenção, um plano de erradicação, políticas de geração de emprego e renda, para que o trabalho infantil seja exterminado e possamos vencer esta batalha, ainda mais neste contexto de pandemia”, destaca o procurador-chefe, Maurel Selares.

A programação incluiu ainda outras palestras, que debateram o panorama brasileiro do trabalho infantil, as consequências do trabalho infantil, o trabalho infantil nas feiras e mercados de São Luís, a luta dos feirantes de São Luís por melhores condições de trabalho e vida, e a aprendizagem profissional como alternativa segura e qualificada para inserção dos adolescentes e jovens no mercado de trabalho.

O lançamento da campanha de 2021 contou com a participação de mais de 50 representantes de diversas instituições, entidades e órgãos públicos, privados e sociedade civil organizada, que integram a rede de combate ao trabalho infantil no Maranhão.

Mais de 50 representantes de órgãos e entidades participaram do lançamento
Mais de 50 representantes de órgãos e entidades participaram do lançamento

Imprimir