Procuradoras são homenageadas por atuação no combate ao trabalho escravo
Virgínia de Azevedo Neves, Renata Soraya Dantas Océa e Christiane Vieira Nogueira receberam Prêmio Maria Firmina dos Reis
A procuradora do Trabalho Virgínia de Azevedo Neves, que atua há 22 anos no MPT-MA, foi uma das mulheres homenageadas com o Prêmio Maria Firmina dos Reis, pelo destaque no enfrentamento ao trabalho escravo no estado. A entrega da comenda ocorreu nesta sexta (11), no auditório do Edifício João Goulart, em São Luís.
Outras duas procuradoras do Trabalho também integram a lista de homenageadas: Renata Soraya Dantas Océa, vice-procuradora chefe do MPT-MA, e Christiane Vieira Nogueira, que hoje atua no MPT no Ceará. Elas devem receber as placas de reconhecimento em nova ocasião.
Ao todo, 29 mulheres foram agraciadas com o prêmio, que marca o bicentenário da escritora maranhense Maria Firmina dos Reis, voz ativa da causa abolicionista no século XIX, e que neste 11/03 completa 200 anos de nascimento.
Na obra "A Escrava", Maria Firmina relata a trajetória de escravidão, reescravização e busca de liberdade, sendo a primeira mulher a abordar o tema abolicionista na América Latina.
Durante o evento, houve a assinatura do pacto de renovação dos compromissos para manter e ampliar a política de erradicação ao trabalho escravo no Maranhão. Virgínia de Azevedo Neves representou o MPT-MA na assinatura do documento.
“Sou testemunha dos avanços obtidos na luta contra a escravidão ao longo da história. Em 2017, tivemos a assinatura do Termo de Ajuste de Conduta proposto pelo MPT-MA ao Estado do Maranhão que fomentou a articulação de planos e políticas de combate a este mal e de reinserção das vítimas. Vamos continuar atuando firmes e cobrando dos gestores o cumprimento das políticas públicas”, ressalta a procuradora do Trabalho Virgínia de Azevedo Neves.
O prêmio é uma iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP), em parceria com a Comissão para a Erradicação do Trabalho Escravo no Maranhão (COETRAE/MA).