MPT-MA participa de 2º edição do projeto “Da rua para uma nova vida”
O MPT-MA participou do lançamento da segunda edição do projeto “Da rua para uma nova vida: alimentando sonhos, gerando oportunidades”, na última quinta (11), Edifício João Goulart, em São Luís. A instituição foi representada pelo procurador-chefe Luciano Aragão.
O projeto é desenvolvido a partir de articulações conduzidas pelo MPT-MA, Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), por meio do Núcleo de Direitos Humanos (NDH), Secretaria da Criança e Assistência Social de São Luís (Semcas) e Centro de Apoio Psicossocial - Álcool e Drogas (CAPS AD), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES).
A iniciativa visa a formação, capacitação e empregabilidade de pessoas que estão em superação da situação de rua. A proposta é contribuir para a alocação desses cidadãos no trabalho formal e que eles tenham uma nova oportunidade de reconstruir suas vidas. Nesta segunda edição, serão capacitados 25 alunos pelo Senai, em trabalhos de construções e reformas, técnicas de alvenaria com tijolos, blocos de concreto, revestimentos de pisos, tetos e paredes. O curso terá duração de um mês.
A defensora pública Clarice Binda fez questão de ressaltar a importância de defender os direitos humanos e oportunidades iguais para todos.
“Isso não é caridade, não é favor, é obrigação constitucional, faz parte das nossas atribuições. Infelizmente, o Brasil e o Maranhão estão inseridos em um contexto de desigualdade, e ações como esta podem contribuir na reversão deste cenário, assegurando a essas pessoas a chance de superarem suas dificuldades, conquistando um trabalho digno e o espaço que merecem na nossa sociedade”, enfatizou Clarice.
Em sua fala durante o evento o procurador-chefe Luciano Aragão fez questão de ressaltar que essa iniciativa veio fortalecer as ações do MPT-MA, cuja principal missão é proteger o trabalho digno, permitindo ao trabalhador o seu desenvolvimento com segurança e saúde, em conformidade com as normas constitucionais.
“Para nós é motivo de muita felicidade fazermos parte desse projeto, que beneficia diretamente a população, propiciando oportunidades. E fazemos votos de que outras edições sejam realizadas para que um número ainda maior de pessoas tenha sua vida transformada por meio do trabalho digno”, afirmou Luciano.
*Com informações da Ascom da DPE/MA.