MPT-MA participa de ação da “Caravana da Liberdade” em Açailândia

A “Caravana da Liberdade”, evento organizado pela Comissão Estadual de Enfrentamento ao Trabalho Escravo no Maranhão (Coetrae/MA), chegou a Açailândia na última terça (22) e segue com vasta programação até quinta (24). O Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) participa da iniciativa com o procurador-chefe, Luciano Aragão.

 

procurador-chefe Luciano Aragão representando MPT-MA
procurador-chefe Luciano Aragão representando MPT-MA

 

De acordo com o Observatório do Trabalho Descente (SmartLab MPT/OIT), o município de Açailândia lidera os registros de trabalho escravo no Maranhão, com 710 trabalhadores resgatados de 1995 a 2020.

 

A caravana discute ações para o enfrentamento ao trabalho escravo e acolhimento às vítimas. Pela Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, participam do encontro a superintendente de Proteção e Defesa dos Direitos Humanos, Daniela Reis, e a coordenadora de Ações para o Combate ao Tráfico de Pessoas e ao Trabalho Escravo, Ninha Reis. Representantes de outras instituições também estão presentes no evento.

 

O objetivo é criar uma rede de enfrentamento em conjunto com o poder público e sociedade civil e capacitar os servidores municipais. As atividades acontecem em Açailândia até esta quarta-feira (23), com a emissão de CPF e carteira de trabalho digital. Na quinta-feira (24), a caravana segue para Bom Jesus da Selvas.

 

Imprimir