MPT-MA discute perspectivas de gênero, raça e diversidades
Foi realizado nesta quinta-feira (28), o evento “Perspectivas de gênero, raça e diversidades e suas interseccionalidades - diálogo e conscientização”, na sede do Ministério Público do Maranhão (MPT-MA), em São Luís. A iniciativa contou a participação de terceirizados, estagiários, servidores e procuradores do MPT-MA, e buscou fortalecer a cultura organizacional pautada no respeito mútuo, equidade e preservação da dignidade das pessoas.
Na abertura das atividades, o procurador-chefe do MPT-MA, Luciano Aragão, ressaltou a importância da iniciativa. “O MPT é uma instituição que tem o papel de transformar a sociedade. Para isso acontecer, precisamos de uma identidade, e construir ela é um trabalho interno e externo, e isso significa ouvir os cidadãos”, explica.
Para a procuradora Regional do Trabalho Ludmila Reis Brito Lopes é necessário dar concretude às políticas de igualdade e promoção de direitos. “A gente nunca pode falar de democracia sem falar de igualdade. Só conseguimos isso quando tiramos os véus da desigualdade, seja ela racial, moral ou sexual”.
O evento contou com duas palestras. Na primeira, a promotora de Justiça do Ministério Público estadual e professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Ana Teresa Silva de Freitas tratou da política institucional de equidade de gênero e ativismo feminista. “Não podemos pensar na justiça sem uma perspectiva aconselhadora e de acessibilidade. Essa não é uma luta corporativa e sim de uma identidade interna, que é essencial”, lembra.
Na segunda palestra, a sub-procuradora-Geral do Trabalho Eliane Araque dos Santos abordou o tema da organização do trabalho e assédio moral. O evento contou ainda com a participação de mulheres pertencentes a grupos que retratam a diversidade brasileira, como Marcela Melo Proença (mulher com deficiência); Lyalorixa Josilene Brandão da Costa (mulher negra); Lorena Silva Pinheiro (mulher bissexual); Edilena Erroure Torino (mulher indígena) e Lohanna Pausini (mulher trans).
Foram distribuídos exemplares do Manual sobre a prevenção e o enfrentamento ao assédio moral e sexual e à discriminação do MPT. O evento é uma iniciativa da Procuradoria Geral do Trabalho (PGT), que tem percorrido unidades do MPT em todo o país para fomentar o diálogo e o debate sobre gênero, raça e diversidades.