Inclusão da comunidade BTQIAP+ no mercado de trabalho é tema de reunião no MPT-MA
Foi realizada na manhã desta sexta (28), na sede do MPT-MA, uma reunião para debater e ofertar cursos de capacitação profissional para a comunidade LGBTQIAP+, com destaque para pessoas que se identificam como transgêneros. No encontro, o MPT-MA foi representado pela vice-procuradora-chefe Renata Soraya Dantas Océa.
Representantes das comissões de diversidade do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA) e da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) também participaram da reunião.
Segundo Renata Océa, existe a necessidade de inclusão da comunidade LGBTQIAP+ no mercado de trabalho, tendo em vista o baixo número de empresas que contratam profissionais, sobretudo trans. Pensando nisso, o MPT desenvolve um projeto nacional por meio da Coordigualdade, a fim de qualificar e garantir a inclusão deste público em postos de trabalho. O MPT-MA, juntamente com os órgãos parceiros maranhenses, pretende fomentar a oferta de cursos para esta população.
Durante o encontro, foi alinhada a construção de um cronograma, no qual deverá ser feita a captação dos alunos interessados, listagem dos cursos com mais demanda no mercado de trabalho e a possibilidade de ofertar benefícios extras aos alunos, como forma de evitar a evasão educacional. O projeto está em fase inicial e deve ser iniciado no mês de junho, quando é comemorado o Dia Nacional do Orgulho LGBTQIAP+.
Redação: Violeta Ferraz
Supervisão: Wanderson Lima Nicolau