Economista dá dicas aos servidores do MPT-MA

Para marcar as comemorações pelo Dia do Servidor Público (28/10), o Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) promove, ao longo do mês de outubro, uma série de atividades. Na tarde desta quinta-feira (16), o economista Pablo Zarthur Rebouças falou sobre consumo e finanças.

Durante o bate-papo, Rebouças lembrou que o consumo é impulsionado pelo desejo. “Nós estamos sempre procurando o prazer. Quando desejamos algo, acabamos consumindo. É isso que impulsiona nossa sociedade”.

Para o economista, a equação entre ‘desejos ilimitados’ e ‘renda limitada’ pode resultar em problemas de ordem financeira. “A questão não é estar endividado. A preocupação é ficar inadimplente”, disse ele, que usou como exemplo os empréstimos. “É um erro tomar empréstimo para aumentar a renda, pois uma hora vai faltar. Não tem jeito. O salário tem limites que não permitem certos consumos”.

O especialista destacou a importância do planejamento financeiro e da negociação, em caso de inadimplência. “Os juros do cartão de crédito são altíssimos. Se não negociar, vira uma bola de neve. Pagar o mínimo da fatura é uma armadilha”.

Ao final da conversa, servidores do MPT-MA aproveitaram para tirar dúvidas sobre investimentos de baixo risco e cobrança de juros. “É preciso ser criativo com a própria renda. Além disso, não permita que sua qualidade de vida emocional caia por conta das dívidas”, finalizou.

Sessão de cinema

Dentro da programação do Mês do Servidor do MPT-MA, será exibido, nesta sexta-feira (17), a partir das 13h30, o filme “12 anos de escravidão”, vencedor de três Oscars em 2014. Na semana passada, o longa exibido foi a comédia “Os estagiários”. Todos os filmes abordam temáticas relacionadas à atuação do MPT. Durante as sessões, há distribuição de pipoca, suco e refrigerante aos participantes.

Imprimir