Livro sobre trabalho escravo é lançado com apoio do MPT-MA
Na manhã desta sexta-feira (18), durante reunião do Colegiado de Procuradores do Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA), a professora e pesquisadora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Flávia de Almeida Moura distribuiu exemplares do livro “Trabalho escravo contemporâneo e resistência em tempos de pandemia”, lançado em 2022 com apoio do MPT-MA.
O procurador-chefe Luciano Aragão Santos recepcionou a professora na reunião, que contou com a participação presencial e por videochamada de procuradores de toda Regional. Flávia Moura agradeceu o apoio recebido e apresentou proposta de fortalecimento da parceria entre o Departamento de Comunicação, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMA e o MPT no Maranhão. A ideia foi bem acolhida pelos procuradores, que planejam novas ações de combate ao trabalho escravo e trabalho infantil este ano.
A impressão do livro foi possível graças a recursos provenientes de termo de ajuste de conduta (TAC) destinados pelo procurador do Trabalho Maurel Mamede Selares, com o intuito de fortalecer os estudos e pesquisas sobre o trabalho escravo contemporâneo, uma das áreas de atuação prioritária do MPT-MA.
A coletânea da editora EDUFMA possui 508 páginas, reúne 21 artigos de 42 autores, e é fruto de reflexões ocorridas na XIII Reunião Científica do GPTEC (Grupo de Pesquisa Trabalho Escravo Contemporâneo), em 2020. Os organizadores da publicação são Flávia de Almeida Moura, Ricardo Rezende Figueira e Suliane Sudano.