7º Arraial do MPT-MA é marcado por apresentações e disputa de títulos
Com o tema “É do alto que vamos guarnicê”, evento aconteceu na cobertura da sede
Realizado na última terça (27), o 7º Arraial do MPT-MA reuniu servidores(as), terceirizados(as), estagiários(as) e procuradores(as) do MPT e do MP Militar na cobertura do prédio do MPT-MA, em São Luís. Nem mesmo o sol e a chuva do início da festa desanimaram os presentes, que caíram na dança com as atrações culturais e participaram de diversas dinâmicas ao longo da programação.
Na abertura oficial, a vice-procuradora-chefe do MPT-MA Renata Soraya Dantas Océa saudou os participantes do arraial e destacou o esforço coletivo para realização da festa. Ela trouxe diretamente de Sergipe uma porção generosa de amendoim cozido para degustação no Arraial do MPT-MA.
A primeira apresentação artística ficou por conta do Grupo Som da Vida, mantido pelo Instituto Semeando Vida, que conta com o apoio do MPT-MA em diversas atividades de inclusão social desenvolvidas pela entidade. Os jovens apresentaram um repertório especial para as festas juninas, com muito xote, xaxado, baião e forró.
A chuva tentou atrapalhar, mas logo veio a trégua. Os participantes da festa caíram na dança e logo três pares se formaram no salão: os servidores Flávia Procópio e Weslei Sousa, que chamaram a atenção pelos rodopios e giros harmônicos; o estagiário David Junior e a servidora Verônica Malheiros, que arrancaram gritos da plateia com uma içada inesperada; e as terceirizadas Antônia Viana e Maria da Graça, que capricharam no visual com chapéu de palha, tranças com laço de fita e camisas da campanha “Chega de Trabalho Infantil”.
Enquanto uns dançavam, outros se deliciavam com os quitutes juninos no refeitório. Além do amendoim cozido sergipano, o menu incluía mingau de milho, chocolate quente, bolo de tapioca, bolo de macaxeira, canjica, manuê, bolo de fubá, salgadinhos variados, sucos e refrigerantes.
Houve também quem mandou recados aos colegas de MPT-MA pelo Correio Elegante. A troca de mensagens destacava amizades construídas no ambiente de trabalho e abordava com bom humor as demandas de trabalho no final de expediente.
Brilho do Sesc
Com 30 anos de estrada, o Bumba-Meu-Boi Brilho do Sesc – sotaque de orquestra – colocou todo mundo para dançar com toadas que ressaltavam o papel dos idosos na construção do país. O grupo é formado por mulheres da terceira idade, que esbanjaram energia e alegria ao longo de toda apresentação. É a segunda vez que a brincadeira participa do Arraial do MPT-MA.
Eleição da corte do arraial
Foram distribuídas fichas para que os participantes do arraial ajudassem a eleger os integrantes da corte da 7ª edição do Arraial do MPT-MA. Algumas categorias foram bem disputadas, o que exigiu desempate ao longo da programação. Outras categorias tiveram seus escolhidos por aclamação.
Rainha
Foi o caso da eleição da servidora Lúcia Cristina como Rainha do Arraial. Ela recebeu a faixa das mãos de Angela Regina, que já ocupou o mesmo posto em outra edição da festa.
Princesa Mirim
Filha da vice-procuradora-chefe Renata Océa, a pequena Helena de um ano de idade - a participante mais nova do arraial - recebeu a faixa de Princesa Mirim das mãos da servidora Rubenilce Everton.
Príncipes
José Murilo (1º Príncipe) consagrou-se o mais votado, seguido de perto por David Junior (2º Príncipe) e Frederico Lauletta (3º Príncipe), único representante dos servidores nesta categoria dominada pelos estagiários do MPT-MA.
As Princesas da edição 2023 do Arraial foram as servidoras Gabrielle dos Santos (1ª Princesa), Verônica Malheiros (2ª Princesa) e Idália Prado (3ª Princesa).
Colírios
Eleitos no voto popular, os Colírios do Arraial do MPT-MA - edição 2023 - foram os estagiários Mariana Pires e José Murilo.
José Murilo - recordista de títulos
Além de ter vencido nas categorias Príncipe e Colírio, o estagiário José Murilo alcançou um feito inédito no Arraial do MPT-MA: em uma disputa acirradíssima com o também estagiário David Junior, ele foi o vencedor na categoria Melhor Traje Típico Masculino, após desempate decidido pelas brincantes do Boi Brilho do Sesc, pelo público do MPT-MA e pelos expositores do Cresol (Centro de Referência Estadual de Economia Solidária do Maranhão).
Melhor Traje Típico
Entre as mulheres, a servidora Márcia de Fátima foi eleita como Melhor Traje Típico Feminino.
Dupla de forró
Valendo o prêmio especial do arraial: hamburguer artesanal, batata frita e refrigerante, suco ou chopp artesanal, a dupla formada pelas servidoras Flávia Procópio e Márcia de Fátima venceu a disputa da dança com a laranja na testa e garantiu o lanche especial.
Prêmios
Todos os eleitos ganharam de brinde produtos da agricultura familiar que estavam expostos na banca do Cresol durante todo o arraial. Houve também distribuição de mini matracas aos participantes da última brincadeira do arraial: um quiz junino que testou os conhecimentos sobre a cultura popular maranhense.
O 7º Arraial do MPT-MA contou com o apoio cultural do SindMPU.
As fotos podem ser vistas aqui: https://drive.google.com/drive/folders/1RLbYK3ba_gMGCNsp_H8VV2qrcct0IEbs.
RAINHA: Lúcia Cristina Lima (servidora)
MISTER PROC.: Marcos Sérgio (procurador)
PRINCESA MIRIM: Helena Océa (1 ano de idade)
PRINCESAS:
1ª Princesa: Gabrielle dos Santos (servidora)
2ª Princesa: Verônica Malheiros (servidora)
3ª Princesa: Idália Prado (servidora)
PRÍNCIPES:
1º Príncipe: José Murilo (estagiário)
2º Príncipe: David Junior (estagiário)
3º Príncipe: Frederico Lauletta (servidor)
COLÍRIOS:
Feminino: Mariana Pires (estagiária)
Masculino: José Murilo (estagiário)
MELHOR TRAJE TÍPICO:
Feminino: Márcia de Fátima (servidora)
Masculino: José Murilo (estagiário)
DUPLA VENCEDORA DO FORRÓ COM LARANJA:
Márcia de Fátima e Flávia Procópio (servidoras)
RECORDISTA DE TÍTULOS:
José Murilo (estagiário) – três títulos: 1º Príncipe, Colírio e Melhor Traje Típico