Trabalho infantil é tema de encontro em Imperatriz
O Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) participou, na última terça-feira (19), de um encontro que discutiu a exploração do trabalho infantil em Imperatriz. A reunião ocorreu no Foro Manuel Alfredo Martins e Rocha, sede das 1ª e 2ª Varas do Trabalho da cidade.
O encontro contou com a presença das procuradoras do Trabalho Adriana Candeira e Fernanda Mauri Furlaneto, do desembargador e ouvidor do Tribunal Regional do Trabalho no Maranhão, Gerson Costa Filho, e de representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, prefeitura municipal, conselho tutelar, entre outros órgãos.
Para coordenadora da Procuradoria do Trabalho no Município de Imperatriz, Adriana Candeira, é importante o MPT buscar uma aproximação ainda maior com os conselhos tutelares. "Os conselhos são os olhos que estão vendo o que está acontecendo", lembra.
Na reunião, a procuradora Fernanda Furlaneto destacou as ações que o MPT-MA vem realizando, como as campanhas contra o trabalho infantil doméstico e o trabalho infantil nas ruas. "Nós temos trabalhado muito e feito o possível para diminuir essa chaga social", declarou.
O desembargador Gerson Costa Filho declarou que o fim do trabalho infantil passa pela educação. Ele ressaltou que pais que obrigam seus filhos a trabalhar não tiveram oportunidade de estudar e também foram explorados. Gerson de Oliveira disse que a Justiça do Trabalho também está empenhada em desenvolver ações para mudar essa realidade.
Encaminhamento
Os participantes decidiram pela criação de um grupo de discussão, que será mediado por um representante do MPT-MA, para a realização de atividades voltadas para a erradicação do trabalho infantil na região tocantina.
Com informações do TRT-MA.