MPT inaugura sede própria da PTM de Imperatriz

Foi realizada na terça-feira (9) a cerimônia de inauguração da sede própria do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Imperatriz (MA). A solenidade foi conduzida pelo procurador-geral do MPT, José de Lima Ramos Pereira, pelo procurador-chefe do MPT no Maranhão, Luciano Aragão Santos, e pela coordenadora da Procuradoria do Trabalho no Município de Imperatriz, Fernanda Maria Mauri Furlaneto.

O dispositivo de honra também foi composto pelo diretor-Geral do MPT, Gláucio Araújo de Oliveira, pelo delegado da Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT) e procurador regional do Trabalho no MPT-MA Maurício Pessoa Lima, além de representantes de instituições e órgãos parceiros.

Discursos

O procurador-Geral do Trabalho José de Lima Ramos Pereira destacou a importância da inauguração das novas instalações da PTM de Imperatriz. “É a consolidação de um movimento do MPT de interiorizar as suas atividades. Imperatriz é cidade de forte atividade econômica. A sede está muito bem localizada, facilitando o acesso e permitindo que nossa instituição ofereça aos cidadãos um atendimento com eficácia e eficiência”, observa ele.

Para o procurador-chefe do MPT-MA Luciano Aragão as novas instalações da PTM de Imperatriz configuram um marco histórico. “Por meio desta sede, o MPT estabelece suas raízes em Imperatriz e na região tocantina para a garantia de direitos e para assegurar que o progresso seja acompanhado do trabalho digno para todas as trabalhadoras e todos os trabalhadores”, avaliou.

“Mais que assegurar o acesso a um espaço físico, conquistamos algo maior, que é a consolidação do MPT em Imperatriz, cidade, como se evidencia no seu próprio nome, portadora da coroa do sul do Maranhão, adornada com a nobreza, pujança e imponência característica da maior cidade da região sul do Maranhão e centro econômico, político e cultural da região tocantina”, acrescentou Luciano Aragão.

A coordenadora da PTM de Imperatriz Fernanda Maria Mauri Furlaneto ressalta que a região tocantina é foco de denúncias de condições indignas de trabalho e que a sede própria facilitará o acesso da população aos serviços do MPT. “Foi muito aguardada esta sede própria, por nós e pelos trabalhadores e pelas trabalhadoras. Nós estamos aqui para lutar pela valorização do trabalho humano em harmonia com a livre iniciativa”. 

Auditório e homenagens

Durante a solenidade de inauguração da sede própria do MPT em Imperatriz, foi feita uma homenagem ao procurador do Trabalho Ítalo Ígo Ferreira Rodrigues, falecido em 2017. Ele atuou no MPT-MA em São Luís, Bacabal e Imperatriz. Com autorização da família, o auditório ganhou o nome dele.

O procurador-chefe Luciano Aragão também prestou homenagem aos servidores que contribuíram no processo de aquisição, reforma e preparação da nova sede. Ele chamou à frente do palco a secretária da PTM de Imperatriz Maria Joselina Silva Oliveira, o diretor Regional do MPT-MA Raimundo Oliveira Júnior e o chefe da Divisão de Tecnologia de Informação e Comunicação Antônio José Souza Filho.

Sede própria

A PTM de Imperatriz foi inaugurada em 12 de abril de 2007. A sede própria está localizada na Rua Godofredo Viana, 565, Centro, e possui 741 metros quadrados, incluindo recepção, protocolo, três gabinetes, três salas de assessoria, duas salas de audiência, outras salas administrativas, auditório, copa, vestiários e banheiros. Todos os ambientes são adaptados para pessoas com deficiência. O novo telefone é (99) 3528 0650.

Esta unidade do MPT-MA é responsável por atuar em mais de 40 municípios da região tocantina, que possuem atividades econômicas ligadas à pecuária, siderurgia, celulose, produção de soja e de carvão vegetal, entre outros setores produtivos. De recursos humanos, a PTM possui duas procuradoras do Trabalho, 11 servidores, oito terceirizados e dois estagiários.

Autoridades e órgãos parceiros presentes

Pelo MPT, além das autoridades citadas, a solenidade contou com a presença da vice-procuradora-chefe Renata Soraya Dantas Océa, dos procuradores do Trabalho Marcos Sérgio Castelo Branco Costa, Marcos Rosa e Maurel Mamede Selares, do diretor-Geral adjunto do MPT Anderson Régis Cavalcante Feitosa e do diretor regional do MPT-MA Raimundo Oliveira Júnior.

Pelos órgãos parceiros, estiveram presentes representantes do município de Imperatriz, da Justiça do Trabalho, Superintendência Regional do Trabalho, Promotorias de Justiça de Imperatriz, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Advocacia Geral da União, Defensoria Pública do Estado do Maranhão, Tribunal de Justiça do Maranhão, Exército, Polícia Militar, Guarda Municipal de Imperatriz, Receita Federal, Centro de Defesa da Vida e Direitos Humanos Carmen Bascarán, Centro Espírita José Grosso, sindicatos obreiros, entre outros.

“Com esse espírito de permanência e crescimento da nossa atuação, de ampliação do nosso trabalho, de garantia de direitos sociais à trabalhadora e ao trabalhador maranhense, nós nos estabelecemos em Imperatriz, realizando o sonho da casa própria, casa própria não dos procuradores e servidores, mas a casa da trabalhadora e do trabalhador desta região”, finaliza o procurador-chefe do MPT-MA Luciano Aragão.

Fachada da nova sede localizada na Rua Godofredo Viana 565 Centro
Fachada da nova sede localizada na Rua Godofredo Viana 565 Centro

PGT José de Lima Ramos Peireira presente na inauguração
PGT José de Lima Ramos Peireira presente na inauguração

Procurador-chefe Luciano Aragão discursou na solenidade
Procurador-chefe Luciano Aragão discursou na solenidade

Discurso da coordenadora da PTM de Imperatriz Fernanda Furlaneto 1
Discurso da coordenadora da PTM de Imperatriz Fernanda Furlaneto 1

Discurso da coordenadora da PTM de Imperatriz Fernanda Furlaneto
Discurso da coordenadora da PTM de Imperatriz Fernanda Furlaneto

Servidores homenageados na solenidade
Servidores homenageados na solenidade

Solenidade ocorreu na nova sede da PTM de Imperatriz
Solenidade ocorreu na nova sede da PTM de Imperatriz

Auditório em homenagem ao procurador do Trabalho Ítalo Ígo Ferreira Rodrigues
Auditório em homenagem ao procurador do Trabalho Ítalo Ígo Ferreira Rodrigues

Procuradores do MPT-MA ao lado do PGT apos descerramento da placa
Procuradores do MPT-MA ao lado do PGT apos descerramento da placa

 

 

Imprimir