A vice-procuradora-chefe Renata Soraya Dantas Océa concede entrevista ao JMTV 1ª Edição da TV Mirante

Na manhã desta segunda-feira (25/3) a vice-procuradora-chefe Renata Soraya Dantas Océa concedeu entrevista ao vivo para o “Jornal do Maranhão 1ª Edição”, da TV Mirante (TV Globo). A procuradora falou sobre a disparidade salarial entre homens e mulheres no Brasil, com a repórter Rafaela Braga.

No Brasil, a desigualdade salarial entre homens e mulheres continuam sendo uma questão real e preocupante. O nosso cenário econômico ainda está longe de ser um lugar com iguais remunerações, é o que mostra o IBGE, por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral (PNADC/T), relacionada ao 4º trimestre de 2023. O Maranhão ocupava a 6ª posição no ranking nacional, com uma disparidade de 10,16% nas diferenças salariais entre os gêneros. Na atual pesquisa (2023), essa diferença diminuiu para 9,54%, levando o Estado a ocupar o 4º lugar no país com menor disparidade salarial no país. 

A procuradora Renata Océa falou que “a gente observa na prática que homens e mulheres há uma discrepância salarial muito grande e que a gente precisa de políticas públicas federais e estaduais para que haja um incentivo e uma obrigação para que as empresas remunerem da mesma maneira homens e mulheres”, frisou ela. 

A procuradora esclareceu ainda, sobre a forma de atuação do Ministério Público do trabalho, lembrando que “uma das formas da gente apurar essa informação e verificar que está acontecendo essa discrepância é através da denúncia. Então, a trabalhadora pode denunciar por meio de nosso site – mpt.mp.br – ou pelo nosso telefone (098) 31318800”, lembrou a procuradora Renata. 

Para ver a matéria completa, acesse o vídeo no link do Globoplay

 

  

 

 

 

Imprimir