MPT apoia I Semana Estadual de Valorização da Mulher
Se estende até a próxima quarta-feira (27), em São Luís, Imperatriz e em outras 32 comarcas, a I Semana Estadual de Valorização da Mulher. O evento é uma realização do Tribunal de Justiça e conta com o apoio do Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA), por meio da Coordigualdade (Coodenadoria de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho).
Em São Luís, a abertura ocorreu no hall do Fórum Sarney Costa, com direito a exposição sobre a "cultura do estupro". Na Comarca de Imperatriz, houve palestra sobre dignidade sexual, seguida do lançamento do Mural das Bonecas, no qual a população é convidada a fixar bonecas como forma de protestar contra o desrespeito aos direitos das mulheres.
De acordo com o procurador do Trabalho de Imperatriz e titular da Coordiguldade, Ítalo Ígo Ferreira Rodrigues, a discriminação no ambiente de trabalho é uma prática recorrente e que tem como vítimas muitas mulheres. Ele também destaca o assédio moral como outra prática odiosa que precisa ser combatida.
Dados
Em razão da Semana da Mulher, o MPT-MA divulgou um balanço que mostra que o órgão possui sete investigações ativas sobre discriminação. Oito termos de ajuste de conduta foram firmados e uma ação civil ajuizada. Ao todo, o MPT-MA recebeu 23 denúncias (notícias de fato) envolvendo essa temática.
A Semana
A organização da I Semana Estadual de Valorização da Mulher é da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica (CEMULHER) do Tribunal de Justiça. O evento inclui na programação mutirão de julgamentos em todo o estado, além de seminários, palestras, exposições artísticas, caminhadas e panfletagens.
Com informações do TJ-MA e da Corregedoria Geral de Justiça.