Semana Nacional de Conciliação Trabalhista promete desafogar Justiça do Trabalho
Teve início nesta segunda-feira (16) a Semana Nacional de Conciliação Trabalhista nos Tribunais Regionais do Trabalho (TRT) de todo o Brasil. A iniciativa busca solucionar conflitos trabalhistas entre empregadores e empregados e diminuir a quantidade de processos que tramitam na Justiça do Trabalho.
No TRT-MA, oito mil processos trabalhistas aguardando julgamento. Desse total, 1.609 foram selecionados para a semana de conciliação.Em São Luís, a 5ª vara do trabalho é a que mais agendou processos para a SNCT, um total de 157; em seguida vem a 6ª e 7ª VT. No município de Barra do Corda foram agendadas 168 audiências.
No ano passado, a Semana totalizou 1338 audiências no Maranhão, atingindo um total de 2902 pessoas e contando com a participação de dois desembargadores, 103 juízes e 268 servidores. Em 2015, a expectativa é superar esses números.
Para o procurador do Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA), Marcos Sérgio Castelo Branco, a iniciativa permite dar maior agilidade aos processos judiciais. “Se a Semana de Conciliação tiver de 20% a 40% de aproveitamento em acordos, consegue-se desafogar, significativamente, a Justiça Trabalhista, além de garantir aos empregados a resolução de suas demandas”, finaliza.
Os interessados em firmar algum acordo na Justiça do Trabalho devem fazer sua inscrição pela internet, ou se inscrever diretamente na sede do TRT-MA, no bairro da Areinha, em São Luís.
As atividades processuais acontecem até a sexta-feira (20).