MPT-MA destina 186 milheiros de tijolos a entidades filantrópicas
Quatro instituições que realizam trabalhos sociais nas cidades de Chapadinha e Itapecuru-Mirim irão receber 186 milheiros de tijolos por intermédio do Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA). As doações são fruto de acordos celebrados entre empresas do ramo de cerâmica e o MPT-MA.
Em Chapadinha, as instituições beneficiadas foram: APAE, Igreja Presbiteriana do Brasil e Paróquia Nossa Senhora das Dores. Em Itapecuru-Mirim, a Igreja Adventista do 7º Dia foi contemplada. Os milheiros de tijolos serão utilizados em diversos projetos desenvolvidos por essas entidades.
A APAE irá utilizar o material para a ampliação da sede, com a construção de quatro salas, um banheiro e um depósito. A Igreja Presbiteriana construirá o Centro de Restauração de Vidas, que ajudará na recuperação de dependentes químicos da região de Chapadinha. A Paróquia Nossa Senhora das Dores construirá um Centro Comunitário, que vai ofertar cursos profissionalizantes e de computação, além de atuar no combate à dependência química, em parceria com outras instituições. A Igreja Adventista utilizará o material na construção de duas salas para os projetos Desbravadores e Os aventureiros – que trabalham com crianças e adolescentes de 6 a 18 anos nas áreas de acampamento, sobrevivência, primeiros socorros, entre outras.
A procuradora-chefe do MPT-MA, Anya Gadelha Diógenes, foi a responsável pela celebração dos acordos, que foram homologados pela juíza Liliana Maria Soares Boueres, da Vara do Trabalho de Chapadinha, no último dia 16 de março.
As empresas envolvidas tinham desrespeitado a legislação trabalhista. Todas se comprometeram em regularizar a situação e a respeitar as normas de meio ambiente de trabalho. São elas: Joy Garland O. Moreira, Cerâmica Itapecuru, Cerâmica Jaimizinho (J Ferreira Neto) e Cerâmica Tanguá.