Projeto Superação é lançado em São Luís

Iniciativa visa capacitar jovens que cumprem medidas socioeducativas

Com o objetivo de preparar jovens para a inclusão no mercado de trabalho, foi realizada a aula inaugural do Projeto Superação, no Centro Socioeducativo de Internação do Vinhais (CSIV), unidade da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), na última semana.

O Projeto é uma parceria do Instituto do Trabalho Decente, Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) e Funac. O MPT foi representado pela procuradora do Trabalho Virgínia de Azevedo Neves na solenidade.

“Para mim, estar realizando um projeto desses tem um significado muito grande diante da expectativa de poder colaborar, de fato, com a transformação social na busca de uma sociedade mais humana e solidária. Posso afirmar que esse projeto piloto será um dos grandes feitos da minha vida profissional e que será lembrado sempre”, destacou ela.

O evento também contou com a presença do presidente do Instituto Trabalho Decente, Antônio Mello, da presidente em exercício da Funac, Lúcia Diniz, da coordenadora de Programas Socioeducativos Jucimeire Rabelo, do coordenador Geral de Segurança, Alexssandro Farias, dos auditores fiscais do Trabalho Timóteo Cantanhede e Léa Cristina Silva, além da diretora do Centro Socioeducativo Josenilde Diniz, do vice-diretor, Marcos Fábio, e dos profissionais responsáveis pelas capacitações e adolescentes cursistas.

O Projeto Superação visa apoiar o Estado do Maranhão nas ações que promovam a superação de vulnerabilidades de jovens, para sua efetiva inclusão no mundo do trabalho de forma digna, estruturando uma iniciativa de pré-aprendizagem que ofereça a este público uma série de serviços multidisciplinares de maneira coordenada e articulada, por meio de uma abordagem integral.

Como público-alvo, o projeto atenderá jovens em cumprimento de Medidas Socioeducativas (MSE), que terão acompanhamento psicossocial e apoio pedagógico. O projeto também prestará orientação aos adolescentes para inclusão e permanência no mercado de trabalho, seja no mercado formal como primeiro emprego ou aprendizagem juvenil, seja em outras formas de trabalho igualmente dignas pelo trabalho decente.

O presidente do Instituto do Trabalho Decente, Antonio Mello, ressalta que a iniciativa do Projeto Superação nos Centros Socioeducativos possibilitará novas oportunidades. “O curso é uma iniciativa de pré-aprendizagem e com os conhecimentos adquiridos os jovens terão mais oportunidades de inserção no mercado de trabalho”, pontua ele.

A procuradora do Trabalho Virgínia Neves finalizou o evento inaugural com um discurso de esperança e sonho aos jovens. “Acreditem em vocês, pois todos podem fazer qualquer coisa que desejarem, podem ir mais longe, subindo degrau por degrau. Atinjam o próximo nível. Não parem. Façam a sua história para contar aos seus netos. Usem todo o seu potencial para isso. Corram atrás dos seus sonhos e não deixem que nada e nem ninguém os façam desistir disto”.

Imprimir