MPT-MA participa da IV Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador
Com o tema a “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, direito de todos e todas e dever do Estado” foi aberta na última quarta-feira (3), a IV Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Maranhão. O evento é uma promoção do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest Estadual/MA) e conta com o apoio do Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA).
Na solenidade inaugural realizada no Rio Poty Hotel, em São Luís, a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA), Anya Gadelha Diógenes, destacou que é necessário fortalecer os Cerests e qualificar os integrantes do controle social para que a política de saúde do trabalhador possa ser implementada. “Precisamos dos Centros de Referência valorizados, qualificados e com condições de cumprirem o seu papel. Do mesmo modo, o controle social precisa qualificar seus componentes”.
Durante a abertura, a supervisora da Previdência Social Ieda Maria tratou de três aspectos considerados por ela como cruciais: o acesso mais rápido e preciso dos trabalhadores ao diagnóstico e tratamento; a reabilitação e o constante acompanhamento do trabalhador vítima de enfermidade; e o fim de entraves na emissão de relatórios, laudos e atestados médicos, por meio de uma relação mais próxima com o Conselho Regional de Medicina (CRM).
A Conferência Estadual se estende até sexta-feira (5) e conta com a participação de 385 delegados eleitos nas etapas regionais de Imperatriz, Mata Roma, Caxias e São Luís. Esse encontro definirá os representantes maranhenses que participarão da 4ª Conferência Nacional, em Brasília (DF).