MPT-MA participa da IV Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador

Com o tema a “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, direito de todos e todas e dever do Estado” foi aberta na última quarta-feira (3), a IV Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Maranhão. O evento é uma promoção do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest Estadual/MA) e conta com o apoio do Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA).

Na solenidade inaugural realizada no Rio Poty Hotel, em São Luís, a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA), Anya Gadelha Diógenes, destacou que é necessário fortalecer os Cerests e qualificar os integrantes do controle social para que a política de saúde do trabalhador possa ser implementada. “Precisamos dos Centros de Referência valorizados, qualificados e com condições de cumprirem o seu papel. Do mesmo modo, o controle social precisa qualificar seus componentes”.

Durante a abertura, a supervisora da Previdência Social Ieda Maria tratou de três aspectos considerados por ela como cruciais: o acesso mais rápido e preciso dos trabalhadores ao diagnóstico e tratamento; a reabilitação e o constante acompanhamento do trabalhador vítima de enfermidade; e o fim de entraves na emissão de relatórios, laudos e atestados médicos, por meio de uma relação mais próxima com o Conselho Regional de Medicina (CRM).

Procuradora-chefe do MPT-MA discursa na abertura da Conferência
Procuradora-chefe do MPT-MA discursa na abertura da Conferência
Após ouvir essa provocação, Gadelha Diógenes anunciou que o MPT-MA se propõe a realizar uma ação promocional junto ao CRM para buscar uma solução concreta a esse problema da emissão de laudos médicos.

A Conferência Estadual se estende até sexta-feira (5) e conta com a participação de 385 delegados eleitos nas etapas regionais de Imperatriz, Mata Roma, Caxias e São Luís. Esse encontro definirá os representantes maranhenses que participarão da 4ª Conferência Nacional, em Brasília (DF).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Autoridades da mesa de abertura
Autoridades da mesa de abertura
Além do MPT e dos Cerests, a solenidade de abertura contou com a presença de representantes do Conselho Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde, da Vigilância Sanitária, da Central de Trabalhadores do Brasil, da Central Geral de Trabalhadores do Brasil, da Central Única dos Trabalhadores, da Força Sindical, da Nova Central Sindical e da Comissão Estadual de Saúde.

 

 

Imprimir